sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Configuração do ITALC

1º Passo:

Nas máquinas client, vá no diretório /usr/bin e renomei o arquivo ica-launcher para ica-launcher.bkp

O diretório usr encontra-se em:


Configuração nas máquinas do Pregão 83/2008


2º Passo:

Você pode baixar um arquivos desses links ou pode cria-los:

Baixar:

https://sites.google.com/site/alexandrentehotmailcom/teste-1

Obs: Depois que baixar o arquivo, clique com o botão direito em cima do arquivo criado e vá em propriedades, vá na aba permissóes e marque a caixa É Executável, esse indicação que é executável é muito importante mais a frente.

Criar os arquivos de inicialização do italc para o usuário aluno1, primeiro criei um arquivo de texto com o nome ica_launcheraluno1, sem a extensão .txt, o conteúdo dele está abaixo:

#!/bin/bash
IVS=$((10000 + 256))
ISD=$((11000 + 256))
ica -noshm -ivsport $IVS -isdport $ISD



O processo para os arquivos de inicialização para os usuários aluno2 e aluno3 é igual só muda os números, abaixo está o exemplo do arquivo de inicialização do aluno2:


#!/bin/bash
IVS=$((10000 + 257))
ISD=$((11000 + 257))
ica -noshm -ivsport $IVS -isdport $ISD



Obs: Explicando os comando e valores, no IVS ele ta armazendado o valor (10000 + 256), resultando no 10256 que será a porta que utilizaremos para o italc manager acessar a tela do aluno1, ISD é o a outra porta usada pelo italc sempre sendo um valor no caso 1000 a mais que a porta anterior. E a terceira linha é o comando para iniciar o italc client.



Agora salve, e depois clique com o botão direito em cima do arquivo criado e vá em propriedades, vá na aba permissóes e marque a caixaÉ Executável, esse indicação que é executável é muito importante mais a frente.


Se olhar bem a única diferença é o números dentro do parenteses, que em vezes de ser 256 é 257. Para o aluno3 é o mesmo processo só que em vez de 257 é 258. Se for fazer para mais usuário(como é o caso das bancadas SED/SC) é o mesmo processo só mudando o número no final. Abaixo está um arquivo de exemplo para download, contendo o arquivo de inicialização para os usuários aluno1,aluno2,aluno3 e professor.

3º Passo:

Agora no usuário aluno1 na máquina client copie o arquivo ica_launcheraluno1 para o diretório /home/aluno1/.kde/Autostart.




No usuário aluno2 copiie o arquivo ica_launcheraluno2 para o diretório /home/aluno2/.kde/Autostart.

Só repetir o processo para todos os usuários que você deseja que sejam monitorados. Reinicie a máquina client, e agora só repetir o mesmo processo para todas as máquinas client Pregão 83/2008.

4º Passo:

Agora vamos adicionar as máquinas client no italc manager, inicie o italc manager no servidor, vá na aba classroom-manager à esquerda. Clique com o botão direito na parte em branco do quadro Classrooms/Computers, e selecione "Add Classroom", virá uma caixa perguntando o nome da Classroom, no exemplo coloquei "Sala Informatizada".

Agora em vez de adicionar a máquina client, no exemplo a seguir iremos adicionar o usuário aluno1 da máquina 01. Clique com o botão direito em cima da Classroom no nosso exemplo "Sala Informatizada", e selecione e clique em "Add Computer". Virá uma tela pedindo dados, preencher se baseando no exemplo a seguir:

Coloque qualquer nome para identificar o micro: ex aluno 01 micro01
A parte mais importante a para o servidor achar o micro 01 aluno 01 você vai colocar o ip e a porta do aluno 01 se você usar a configuração acima então vai ser: ex 10.1.1.28:10256

Para o usuário aluno2 é o mesmo procedimento só trocando a porta de 10256 para 10257.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.