segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Análise de Processos do Gerenciador de Tarefas:

O Gerenciador de Tarefas do Windows XP nos mostra todos os processos que estão rodando no computador. Alguns processos são vitais para o funcionamento correto do sistema operacional, enquanto alguns são dispensáveis e outros são ainda prejudiciais.
À medida que programas são instalados no computador a lista de processos cresce, e o computador perde parte da sua capacidade.

Abaixo estão listados os processos indispensáveis para o bom funcionamento do sistema operacional e suas funções:


(Clique na imagem para ampliar)

Processo: alg.exe
Nome de Usuário: LOCAL SERVICE
Função: O executável alg.exe gerencia o acesso das portas TCP/UDP para que programas do tipo Torrent, P2P, FTP, programas de Mensagens Instantâneas e outros programas do tipo possam se conectar com os servidores de maneira segura. A ausência deste processo pode causar vulnerabilidade do sistema operacional e o mau funcionamento dos programas citados acima.

Processo: svchost.exe
Nome de Usuário: NETWORK SERVICE, SYSTEM ou LOCAL SERVICE
Função: O svchost.exe é um serviço capaz de hospedar outros serviços. Basicamente ele roda vários processos (um ‘grupo’), porém só um nome aparecerá listado. Ele pode, por outro lado, carregar vários grupos, o que resultará em vários svchost.exe na lista de processos, o que é um caso extremamente comum.

Processo: wscntfy.exe
Nome de Usuário: Usuário Local (ex: proid)
Função: Este processo faz parte do sistema de segurança do Windows XP, e nunca deve ser encerrado.

Processo: explorer.exe
Nome de Usuário: Usuário Local
Função: O explorer.exe é a interface gráfica do Windows XP. Ao encerrar este processo, a interface se perde e até que seja iniciado de novo, não se consegue abrir pastas e muitas outras funções do Windows XP. Caso o processo pare de funcionar e seja finalizado automaticamente mas não seja reiniciado automaticamente, tecle CTRL+ALT+DEL, na aba aplicativos clique em “Nova Tarefa” e digite “explorer.exe”. O processo deve voltar a funcionar normalmente.

Processo: avgnt.exe
Nome de Usuário: Usuário Local
Função: Este processo não deve ser encerrado nunca, pois é o que mantém o Avira em funcionamento constante.

Processo: ctfmon.exe
Nome de Usuário: Usuário Local
Função: O processo ctfmon.exe é um processo genérico do Windows XP que serve para gerenciar as entradas de apreensão de texto alternativas como os softwares de reconhecimento de voz, os softwares de reconhecimento de escrita, os teclados Braille ou qualquer alternativa do teclado.

Processo: System
Nome de Usuário: SYSTEM
Função: Tem como função monitorar as funções do sistema operacional Windows XP. Este processo não pode ser encerrado.

Processo: smss.exe
Nome de Usuário: SYSTEM
Função: smss.exe é um processo que faz parte do sistema operacional Microsoft Windows XP. É chamado de Session Manager Subsystem e é responsável pela movimentação de sessões em seu sistema. Este programa é importante para o funcionamento estável e seguro do seu computador e não deve ser encerrado.

Processo: csrss.exe
Nome de Usuário: SYSTEM
Função: Processo que carrega um grupo de processos importantes do sistema. Se for encerrado, o computador para de funcionar imediatamente.

Processo: winlogon.exe
Nome de Usuário: SYSTEM
Função: Gerencia o Login do Windows XP. Não deve ser encerrado.

Processo: services.exe
Nome de Usuário: SYSTEM
Função: Gerencia a ativação automática de programas quando o Windows XP é iniciado, bem como o encerramento dos programas ao desligar o computador.

Processo: lsass.exe
Nome de Usuário: SYSTEM
Função: É parte do sistema de segurança do Windows XP. Verifica e valida identificações do usuário. Também é responsável por alterações de senhas dentro do sistema operacional.

Processo: spoolsv.exe
Nome de Usuário: SYSTEM
Função: Gerenciador de impressão. Gerencia a transferência de dados entre o computador e a impressora e as suas interfaces. Se for encerrado o sistema de impressão pode deixar de funcionar.

Processo: sched.exe
Nome de Usuário: SYSTEM
Função: Processo usado pela Avira, protege o computador contra spywares e Trojans. Não deve ser encerrado.

Processo: avguard.exe
Nome de Usuário: SYSTEM
Função: Mantém o Avira funcionando corretamente, gerencia a atualização automática do antivírus.




Para fazer uma limpeza adequada no computador, comparamos todos os processos que estão rodando com os processos da lista acima. Qualquer processo que não esteja na lista deve ser finalizado (algumas funções podem parar de funcionar por terem seus processos fechados, mas voltam a funcionar quando o computador for reiniciado).
Agora que só os processos essenciais estão rodando na memória e se tem certeza de que nenhum vírus está interferindo, instale (caso ainda não tenha) o antivírus e atualize-o. É recomendável também instalar um Antispyware (recomendável Spybot) atualizado. Use o antivírus para varrer o computador e faça a varredura também com o Spybot, com o spybot faça a imunização do sistema.
Caso algum processo seja indevidamente fechado, em alguns casos o computador exibe um aviso mostrando uma contagem regressiva para que o computador seja automaticamente reiniciado. Para que o computador não seja reiniciado, deve-se dentro desse tempo, abrir o prompt de comandos (tecla “iniciar” + R, digite “cmd” no espaço que aparece) e digitar o comando “shutdown –a”.



Em caso de o Gerenciador de Tarefas não estar funcionando, ver postagem anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.